17.6.07

24H Le Mans

24 Horas de Le Mans é a mais tradicional corrida do mundo, ininterrupta desde 1923, é grande prova de resistência e a de maior prestígio, para carros desportivos e protótipos, na qual a equipa alterna entre dois pilotos.

A prova é promovida pelo “Automobile-Club de l'Ouest”, que na primeira edição conseguiu juntar 33 concorrentes num circuito composto na sua maioria por estrada nacional, e por uma parte do circuito Bugatti. A recta de Hunaudiéres, é talvez a zona mais atraente do percurso para os espectadores, são 5kms onde os protótipos mantêm uma velocidade acima dos 400km/h, onde os carros já chegaram a levantar voo, o exemplo mais recente foi em 1999 com dois Mercedes CLR.

Na edição deste ano, e comemorativa do 75º aniversário, estiveram 55 carros em pista, que iniciaram ontem pelas 11 horas, a prova na qual a equipa do português Pedro Lamy, conquistou o 2º lugar com o Peugeot 908. Depois de nos passados dias 13 e 14, altura em que decorreram os treinos classificatórios, ter assegurado a pole posisition.

A disputa teve a presença de outros grandes pilotos como, Sebastien Bourdais, Jacques Villeneuve, Marc Gene, Stefan Johansson ,Sr. Le Mans, Tom Kristensen, que se sagrou o grande campeão da prova ao conquistar o 7º troféu numa disputa acérrima com Jacky Icky que tinha também 6 vitorias em 2005. Também estiveram presentes as grandes construtoras como Audi, Peugeot, Aston Martin, Corvette, Ferrari e Porsche que soma já 19 vitórias.

Parece que o Lamy não está parado, e quando se fala dele é para falar bem, este é o melhor resultado alguma vez conseguido por um piloto português. Este é um dos grandes pilotos portugueses, ou o segundo melhor lugar numa prova de F1 não tivesse sido conquistado por ele!!! Mas definitivamente Portugal esteve em grande nestas 24H, já que o João Barbosa ao volante de um Pescarolo da equipa britânica conquistou o 4º Lugar, e ASM Team de Miguel Paes do Amaral estava no 8º Lugar quando foi obrigada a desistir por problemas técnicos!!!

1 comentário:

Runcolho disse...

Concerteza que o Tiago Monteiro não tinha um par daqueles do post seguinte porque de outra forma teria ganho!

Runcolho