13.3.07

50 anos RTP


Não quero passar a ideia de que tenho algo contra a TVI, até porque a “Maria Laurinda” era vista cá em casa, até as formigas assaltarem o televisor e o canal deixar de dar por completo.
E até por isso não sei bem do que vou escrever, porque não vi, mas já ouvi falar e muito.
A RTP fez 50 anos, e para comemorar os 50 anos da televisão em Portugal foi organizada uma programação especial de 24h no “primeiro”, e terminaram as comemorações com uma gala, na qual estiveram presentes as figuras que marcaram meio século de transmissões. Um professor meu, figura distinta no meio social e universitário português e além fronteiras, referiu o acontecido. Estava muito escandalizado porque a gala da RTP devia ter sido uma programação mais cultural e ter incluído um bom espectáculo musical, por exemplo uma ópera ou um Shubert; e porque num outro canal (TVI) estava a ser transmitida uma gala sobre as candidaturas às Sete maravilhas do Mundo, e às Nacionais.
Gostei da Gala da RTP, ou melhor gostei de rever imagens e músicas de publicidades, séries, programas, dos apanhados, do festival da canção; o Vitinho deixou-me nostálgica, tanto que tentei encontrar aquela versão (se alguém tiver ou encontrar, por favor diga-me).
Enfim, mesmo numa festa é importante cativar audiências, e nada melhor que uma festa para relembrar o passado e juntar caras familiares!!!
TVI, já não refiro mais nada, deixo apenas a necessidade de rivalidade pelo horário nobre da passada quarta-feira, dia 7 de Março, dia em que a TV portuguesa nasceu ( ou melhor, em que iniciou as emissões regulares). =)

5 comentários:

João Ruivo disse...

Em termos de rivalidade isso não foi nada, gosto mais quandoaos fins de semana dão repetições de galas para tirar audiencias a outras coisas que estão a dar noutros canais!!

Ou aqueles especiais de n sei quantas horas de Portugal no Coração, quando isso acontece nos outros canais há sempre qqer gala que vale a pena repetir a pedido de muitos telespectadores!! Tão simpáticos que eles são!!

Ahh e deixo aqui a inconfidência... o Tubarão sou eu!!

Runcolho

P.S.- Quanto a música do vitinho experimenta esta tirada desta brilhante página: Espaço Pirata que tem tudo o que é musicas de anuncios, desenhos animados... antigos!! :D

S.A. disse...

Bem, mas este runcolho é um génio! Era mesmo desta versão que andavamos à procura!!

Ana BM

João Ruivo disse...

Não é preciso esfregar isso na cara dos outros (ou na minha), eu estou bem ciente do meu valor (como génio).

Mas lá por não ser preciso não quer dizer que não o faças!! Eu gosto!! :D

Runcolho

S.A. disse...

Runcolho, escusas de falar comigo como se eu fosse a Sara, porque eu não sou!! :P Mas de qualquer forma, continuo a dizer que és um génio!

Ana BM

João Ruivo disse...

Eu tou a falar ctg como se tu fosses a Sara?!

Eu sei que não és, mas isso não altera em nada o meu comment!

Runcolho